Boa noite, Quinta-Feira, 30 de Março de 2017
NESTE DOMINGO
Sinop recebe exposição itinerante e curso sobre a cultura mato-grossense
A exposição trará todo um acervo cultural, mantido pela universidade e o museu Rondon, mostrando os costumes e as tradições mato-grossenses
18/03/2017 - 18h21 - Fonte: Luciano André

 

A Prefeitura de Sinop em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apresentam no domingo (19), a Exposição Itinerante "Patrimônio Imaterial Mato-Grossense: história, diversidade cultural e educação patrimonial".

A exposição trará todo um acervo cultural, mantido pela universidade e o museu Rondon, mostrando os costumes e as tradições mato-grossenses. A abertura está programada para às 17 h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Ainda durante a exposição, será oferecido mediação de grupos de visitantes e uma grande apresentação do Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, de Cuiabá. As duas atividades [exposição e apresentação de dança] coroam o encerramento de um mini curso, oferecido pela universidade, que iniciou na noite dessa quinta-feira (16).

O curso é dividido em vários módulos, aberto à comunidade e não tem custo. As inscrições ainda podem ser feitas pelo correio eletrônico expoimat@gmail.com o pelo facebook (expoimat UFMT). É necessário informar o nome completo, local e data de nascimento, formação/escolaridade, local de trabalho (se professor/a, a escola, as turmas e horário de trabalho - se estudante, curso, instituição e turno em que estuda). O horário é das 19h às 22h,no auditório da UDUFMAT.

O espetáculo de siriri, encenado pelo grupo Flor Ribeirinha, foi idealizado há, pelo menos, sete anos e homenageia Nossa Senhora do Pantanal, juntamente com a flora existente nesse bioma que é um dos principais polos turísticos de Mato Grosso.

Nessa apresentação, no domingo, o grupo retrará, através da dança do siriri, sua trajetória e suas influências culturais. O grupo tem como padroeiro São Gonçalo, santo cultuado pelos cuiabanos, que nasceu na cidade do Amaranto, em Portugal. Através dos pescadores ribeirinhos, o grupo fará um louvor ao santo padroeiro.

Confira os módulos dos cursos: 

Sexta-feira (17), das 19h às 22h, patrimônio imaterial indígena em Mato Grosso;

Sábado (18), das 08h às 12h e das 14h às 16h, patrimônio imaterial afro-mato-grossense, patrimônio imaterial pantaneiro, breve oficina de dança de siriri, educação patrimonial na Exposição Itinerante;

Domingo (19), das 8h às 12h educação patrimonial na Exposição Itinerante. 17h abertura da exposição, mediação de grupo de visitantes, apresentação do grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo.

Comente através do facebook:
ENQUETE »
O que você pensa da proposta Reforma da Previdência ?

FOTO NOTÍCIA
:: MT24Horas - Todos os direitos Reservados - Copyright 2017 ::